segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O nosso projecto


PROJECTO “ACTIVE SCHOOL”


1- Enquadramento

A Actividade Física (AF) adquire grande relevância na conjectura actual em que a sociedade se confronta com um espectro alargado de doenças, designadas de doenças de civilização nas quais a mecanização das tarefas destinadas ao ser humano tem induzido uma modificação nos padrões de vida, registando-se com frequência uma hipoactividade das populações. A AF é percebida frequentemente como um campo onde os “malefícios” dos nossos comportamentos e atitudes podem ser minorados, o local onde é possível valorizar o nosso “eu” (corpo) tão mitigado pelos problemas do quotidiano.
Podemos dizer que a AF não é o único campo que pode contribuir para minorar os efeitos nocivos dos hábitos de vida ligados a um estilo de vida sedentário e que muitas vezes são as causas das Doenças Hipocinéticas (DH).
Para prevenir e combater as DH e promover um estilo de vida saudável, não basta apenas praticar AF. Uma alimentação equilibrada e bons hábitos de vida, dos quais destacamos o dormir, o tempo necessário para o organismo recuperar do cansaço provocado no quotidiano, não ser fumador, não ingerir bebidas alcoólicas frequentemente, aliados à prática de AF podem contribuir decisivamente para o bom estado de Saúde e Bem - Estar dos indivíduos (Haskell et al., citados por Henriques & Maia, 2000).
Os grandes desafios da Saúde Pública actual dizem respeito aos comportamentos individuais e colectivos como o alcoolismo, o tabagismo e o sedentarismo (Mota e Duarte, 2007; Raposo, 2008).
A Organização Mundial de Saúde (WHO, 2002) revela que, em quase todo o mundo (excepção feita ao continente africano), a primeira causa de mortalidade reside nas Doenças Cardiovasculares (DCV) (30.9% em ambos os sexos), representando 28.2% nos homens e 34.0% nas mulheres. Este risco pode ser reduzido se os indivíduos se tornarem mais activos de uma forma moderadamente ajustada. Para tal, os indivíduos não precisam de se submeter a um programa rigoroso de exercício físico. Uma actividade tão simples e acessível como caminhar, pode contribuir activamente para uma melhoria na Saúde e Bem – Estar dos indivíduos. Esta actividade efectuada regularmente com uma duração de pelo menos 30 minutos, a intensidade moderadamente elevada, pode resultar em efeitos positivos para a saúde.
A abordagem desta problemática torna-se cada vez mais pertinente pois, trata-se de um tema cada vez mais actual, na medida em que o sedentarismo está bem patente nas sociedades actuais nomeadamente nas dos países industrializados (em 2004, 87% da população Portuguesa era sedentária).
Um levantamento recentemente realizado nos E.U.A., revelou que 25% daqueles que eram activos entre os 14 e os 19 anos tinham sido classificados como adultos “muito activos”, quando comparados com apenas 2% dos adultos então classificados como activos e que tinham sido inactivos quando jovens (Amstrong, 1998).

2- O nome e o logótipo

Este nome surge pela necessidade de se ter um denominação atraente e que contenha, em poucas palavras, a filosofia do projecto.
No logótipo surge, em primeiro plano, o nome do projecto (“Active School”) e em segundo plano o seu objectivo principal (actividade física e saúde). As circunferências (que representam acção/movimento) pretendem transmitir a dinâmica e a interdisciplinaridade do projecto pois, como se faz referência no ponto anterior, a actividade física não é o único campo que contribui para minorar os efeitos nocivos dos hábitos de vida ligados a um estilo de vida sedentário.

3- Objectivos

Nesta perspectiva, este projecto visa:

i. Divulgar a actividade física na promoção da aptidão física e da Saúde a esta associada;
ii. Sensibilizar TODA A COMUNIDADE ESCOLAR para a importância da actividade física para o seu bem-estar;
iii. Diminuir o número de indivíduos sedentários na escola;
iv. A promoção de hábitos de actividade física nos alunos, durante o período escolar, e a sua manutenção ao longo da vida;
v. Avaliar a aptidão e a actividade física de todos os alunos da Escola;
vi. Promover estilos de vida saudáveis;
vii. Criar de uma base de dados escolar referente à aptidão física dos alunos associada à saúde.


4 – Iniciativas a desenvolver

Aplicação da bateria de testes FITNESSGRAM a todos os alunos da escola.
Aos alunos fora da Zona Saudável aplicação OBRIGATÓRIA do programa ACTIVITIGRAM orientado pelos professores de Educação Física que constituiriam o Observatório da Aptidão Física Associada à Saúde (OAFAS).
Criação do Gabinete de Aconselhamento e Acompanhamento do Aluno (com nome a definir) constituído por um professor de Biologia, uma Nutricionista e uma Psicóloga. Este Gabinete teria como objectivo aconselhar todos os alunos encaminhados pelos professores de educação física por se encontrarem fora da Zona Saudável, ou os alunos que apresentassem IMC acima ou abaixo da média, assim como alunos indicados pelos Directores de Turma ou pelo Gabinete de Orientação e Psicologia da escola. Estaria ainda disponível, para TODA a comunidade escolar (incluindo professores e pessoal não docente), que quisesse esclarecer possíveis dúvidas.
Implementação de actividades regulares de fitness e outras (demonstrações com possibilidade de experimentação), fora do horário escolar, dirigida a alunos, professores e pessoal não docente.
Implementação de actividades de carácter não regular dirigida aos alunos durante os intervalos.
Actividades sobre cozinha saudável dirigida a professores e pessoal não docente. Poder-se-á abrir uma acção nos mesmos moldes para encarregados de Educação.
Caminhadas mensais.
Apresentação dos resultados.


5 – Metodologia

A aplicação da bateria de testes FITNESSGRAM será da responsabilidade dos professores de Educação Física que, criariam no seu calendário de actividades “A Semana do FITNESSGRAM”. Durante esse intervalo de tempo, serão recolhidos dos dados. Será da responsabilidade do coordenador do projecto o tratamento dos mesmos, assim como, o encaminhamento dos possíveis casos problemáticos.
Criação do Gabinete de Aconselhamento e Acompanhamento do Aluno. Este Gabinete será constituído por um professor de biologia, por uma nutricionista que viria à escola através de um protocolo com o Hospital, e um psicólogo que pode vir à escola através de um protocolo com o Centro de Emprego ou com a empresa ForSaúde.
As actividades regulares de Fitness e outras serão desenvolvidas pelos ginásios e clubes locais que virão à escola às terças-feiras e quintas-feiras das 17.30 às 18.30 apresentar as modalidades desenvolvidas nas suas salas de exercício. Estas actividades serão gratuitas e abertas a alunos, professores e pessoal não docente.
As mesmas entidades desenvolverão actividades de carácter não regular nos intervalos.
As acções de cozinha saudável serão desenvolvidas pela Escola de Hotelaria, sendo que os seus participantes terão de pagar o referente aos gastos em nutrientes para a confecção das refeições.
No projecto das caminhadas mensais, os percursos serão realizados nas zonas envolvente à cidade e a sua escolha é da responsabilidade do Ténis Clube de Lamego. Neste projecto a escola terá a responsabilidade de promover a iniciativa junto dos alunos, professores e pessoal não docente
A apresentação dos resultados finais será feita através do site da escola e através dos jornais locais. Caso haja possibilidade, somos de opinião que devem ser divulgados em congressos ou eventos similares que contemplem estas temáticas.


6- Horizonte temporal do projecto

O projecto visa abranger um horizonte temporal de 5 meses (de Fevereiro a Junho de 2008). Após este tempo far-se-á uma avaliação do projecto e, como base nessa avaliação, decidir-se-á o futuro do mesmo.
Em termos de actividades é nossa intenção que:
1. A recolha de dados de FITNESSGRAM far-se-á no final do 2º período, sendo que ao longo deste tempo ir-se-á preparar os alunos para os teste e ser-lhes-á fornecida informação teórica sobre a aptidão física e a Zona Saudável.
2. No terceiro período aplicar-se-á o ACTIVITIGRAM.
3. A vinda dos ginásios à Escola iniciar-se-á em Fevereiro e decorrerá até Maio.
4. As actividades não regulares promovidas pelos ginásios e outras entidades da região serão desenvolvidas durante o mês de Maio (denominado pelo Instituto Português de Cardiologia como sendo o “Mês do Coração”).
5. Gabinete de Aconselhamento e Acompanhamento do Aluno entrará em actividade o mais breve possível estando dependente das entidades com quem se vai celebrar protocolos.
6. As acções de cozinha saudável serão para desenvolver durante o segundo período em datas a definir juntamente com a Escola de Hotelaria.
7. Caminhadas mensais a decorre todos os meses até Junho, em data a definir pelo Ténis Clube de Lamego.
8. A apresentação dos resultados finais será no fim do mês de Junho, depois de todas actividades concluídas.
.
O responsável do projecto,

______________________
João Paulo Lázaro

Lamego, 12 Janeiro 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário